“Só a arte expulsa o demônio das pessoas.”

Li essa frase-título ontem numa das idas e vindas do trabalho. E na mesma hora comecei a refletir, entender e bolei algo a ser dito aqui.

Concordo com o dito acima. Acho que a arte só ajuda, quem quer que seja. O artista, que expõe. O admirador que a toma para si e espalha. O terceiro, que ouve, se interessa, pesquisa. Todos se maravilham, seja enquanto produzem, admiram ou vivem aquela forma artística.
“Ah, arte é só pintura ou escultura?”
NÃO! Claro que não. Nunca foi tão limitado assim. Escrever é arte. Falar é arte. Cantar, interpretar, nadar, correr, pular, fotografar, amar. VIVER.
O que quer que seja feito te ajuda a enfrentar o demônio do medo, da insegurança, da baixa estima, do que te segura e te faz viver aquém. Comecei a escrever porque através daqui ( e de tantos cadernos que tenho em casa) conseguia organizar os milhares de pensamentos que um adolescente, hoje adulto, tem. É difícil, mesmo com toda uma segurança que se tenha e se sinta, nos dias atuais, se sentir tranquilo o suficiente, sem o temor de um desemprego, uma nota baixa, uma frase mal interpretada, para poder viver o máximo possível. Por isso ter um lugar próprio para se deixar toda a angústia de lado se faz necessário.

Minha arte é para quem quiser. Meu eu é para que eu queira querer. E para tal, a arte me vem como refúgio.
Numa época em que intolerância vem crescendo mais rápido que inflação, o apedrejamento por posição política, religiosa, cultural se torna perigoso.
Quem crê em Jesus, muito bom. Nos Orixás (meu caso), muito bom. Em deuses egípcios, gregos, fenícios, muito bom. Quem não acredita em coisa alguma, muito bom. Que a não-imposição de ponto de vista se faça presente e se busque mais a expressão através da arte, da libertação provocada por ela, bem como seus benefícios.

Acreditem, ou não, é possível ser melhor do que já se é.

E VIVA A ARTE!

Um comentário sobre ““Só a arte expulsa o demônio das pessoas.”

Deixe um comentário

