10do12

É muito fácil chegar e falar sobre alguém. As palavras simplesmente voam, surgem, se espalham, se fazem. Tomam a forma necessária para que a mensagem seja enviada. E o texto de hoje pretende justamente falar sobre alguém. Mas não é um ser indefinido como soa. É bem definido. Bem real. Bem presente.

E é sobre minha mãe.

Mãe essa que eu morreria por. Mãe essa que eu temia loucamente na época de colégio. Que me ensinou muita coisa com paciência. Que eu (tento) ensino muita coisa com (im)paciência. Que me deu broncas necessárias. Que tive brigas desnecessárias. Que me mostrou, e ainda mostra, que com pouco dá pra ser MUITO feliz. Que apesar dos pesares nunca irá me querer infeliz. Que tem capacidade de me fazer ficar aqui escrevendo por um dia inteiro e ainda assim me faltarão maneiras de descrever essa poesia e pessoa maravilhosa que ela é.

Que mesmo sem saber, todo dia me ensina algo. Que provavelmente chorou muito à noite enquanto criava dois filhos sozinha. Que me faz ser a pessoa mais corajosa do mundo desde os 14 anos.

Indiretamente me ensinou sobre dois sentimentos distintos e inexplicáveis: amor (mas diferente do Édipo, aquele maluco lá) e medo, a ponto de me fazer abandonar a faculdade em Niterói e ir voando pra Botafogo.

Rima, prosódia, metonímia, metáfora, zeugma e todas as figuras de linguagem se fazem tão escassas quanto a água no Saara.

Nenhuma palavra é suficiente para agradecer, prestar homenagem ou descrever tudo que sinto. Me basta só dizer algo que não mais seguro:

Te amo mãe.

E feliz aniversário, já que 540 anos não se completam todo dia. E nem sozinhos.

(Que faz me emocionar enquanto escrevo esse texto no ônibus)
P.S.: pode até parecer um texto de dia das mães, mas é de dia DA Mãe.

Processed with VSCO with q1 preset

Deixe um comentário

